sábado, 2 de abril de 2016

Trilogia do Elfo Negro III: Refúgio de R. A. Salvatore

Para não esperar mais uns anos para terminar de vez esta trilogia li o último livro mal terminei o segundo...

Refúgio 
("Sojourn")

de R. A. Salvatore
★★★★☆


"Depois de escapar da sociedade cruel e vingativa de Menzoberranzan, a sua cidade natal escondida nas profundezas da terra, Drizzt inicia uma nova aventura num mundo inteiramente diferente. Desta vez na superfície, sob a luz revigorante de um sol que o fascina e rodeado por florestas frondosas e mil e um segredos para descobrir. Mas esse novo mundo também pode ser hostil e, pior, os elfos negros não desistiram de o caçar. Poderá Drizzt encontrar refúgio longe das trevas que rodeiam a sua raça e integrar-se num mundo que o olha com desconfiança e temor? Não perca a dramática conclusão da trilogia do Elfo Negro."


Finalmente temos Drizzt no mundo exterior! 
Gostei muito de o ver a adaptar-se a um mundo totalmente diferente e de o ver confuso e perdido... Tal como gostei de o ver a aprender tudo. Apesar de toda a dor e desprezo por si mesmo que Drizzt sente aqui temo-lo mais vulnerável, quase uma criança que não sabe o que se passa à sua volta, o que torna o seu desenvolvimento muito mais interessante.

Inicialmente o livro parece que se trata apenas de uma coisa mas depressa entendemos que a acção que está a suceder é apenas uma facção do resto a história. É como se o livro tivesse várias short-stories só que estão todas seguidas e têm sempre todas algo em comum. Para variar o vilão não é um elfo negro. Os elfos negros desapareceram para sempre deste livro. É um homem. Foi delicioso ver a interacção desesperada de Drizzt com os humanos. E é esse homem que faz o seguimento de todas as histórias. É reconfortante saber que Drizzt finalmente encontra o seu lugar e se torna uma personagem mais sábia e que se aceita como é e se perdoa por tudo que passou.

Com tudo isto, tenho muita curiosidade de ler os outros livros que têm Drizzt como personagem principal, sendo que esta trilogia apenas serve como prequela às histórias iniciais de Drizzt. Quero mesmo muito conhecer as outras personagens que hão-de fazer parte do seu grupo e quero também saber se personagens daqui voltam a aparecer. Talvez a Feira do Livro deste ano seja minha amiga...

Sem comentários:

Enviar um comentário