domingo, 3 de abril de 2016

A Marca das Runas de Joanne Harris

Já tinha estado para ler este livro antes. Tive-o mesmo em mão da biblioteca mas depois deu-me preguiça e não o li. Não foi por falta de interesse, foi mesmo que aquele momento não era o momento certo para ler sobre mitologia nórdica (se bem me lembro, naquela altura estava com vontade de ler sobre piratas...) e ele era tão grande que eeeeeeh. Mas lá surgiu o dia em que pensei "Bom, apetece-me ler sobre deuses nórdicos". Encontrei o livro baratinho em segunda mão e puff, lá o comecei eu.

A Marca das Runas
("Runemarks")
de Joanne Harris 
★★★★★


"Maddy Smith nasceu com uma marca que ditou o seu destino. A runa inscrita na sua pele é um símbolo dos Antigos Deuses, uma marca mágica. E perigosa. Na pequena aldeia onde vive todos a receiam e excluem. Mas Maddy não renega a sua sorte. Pelo contrário, ela adora magia. Mesmo que isso a condene à solidão. Quinhentos anos passaram desde Ragnarók - o flagelo que marcou o Fim dos Tempos -, e a Nova Ordem impôs regras que ditam o aniquilamento do Caos, da Magia, dos Sonhos e da Imaginação. À medida que os seus feitiços ficam cada vez mais fortes, Maddy sabe que será apenas uma questão de tempo até os Examinadores da Ordem a identificarem e perseguirem. E tempo é algo que o Mundo não tem… agora que a ameaça de destruição é cada vez mais real. Isolada, Maddy pode apenas contar com o ancião seu mentor, que lhe dá a conhecer as lendas nórdicas, com os seus deuses e criaturas maravilhosas. Invisível para a maioria das pessoas, este Mundo Subterrâneo encerra a chave do seu passado. Dela depende o destino do Mundo, mais uma vez…"


O livro pode ser grande mas foi lido num ápice! Adorei o livro do início ao fim, não o conseguia largar. Foi uma surpresa muito boa! Pensei que seria uma coisa diferente mas acabou por ser algo um pouco mais juvenil/jovem adulto com algumas expressões um pouco mais actuais do que se seria de esperar em Asgard mas tendo em conta a história em si nem me importo com nada disso.

Apaixonei-me mais uma vez pelo Loki. (Foi-me foi muito difícil visualiza-lo ruivo quando só o imagino como o Loki dos filmes de Marvel.)
A personagem principal - Maddy - é uma boa personagem de se seguir, Pensei que seria mais velha, mas era apenas uma menina de 14 anos, o que tornou tudo mais curioso para mim. E o resto dos deuses... São... Vou dizer que são exactamente aquilo que representam. A deusa do desejo é realmente sensual e vaidosa e por a em diante. Não não mais personalidade para além do seu traço principal. Fora os deuses, as outras personagens humanas já conseguem ter uma personalidade mais variada mas nunca é demasiado complexa afinal, este é um livro de leitura leve que serve para nos deixar sorrir.

A narrativa não foi nada difícil de seguir e nunca aborreceu devido à escrita acessível que tem. É muito fácil imaginar o que estamos a ler na nossa cabeça como se fosse um filme. Não é uma história espectacular mas é uma aventura muito atractiva, que gostaria de ter vivido.

Queria fazer uma review mais precisa mas não consigo, ao falar deste livro nunca consigo não divagar sobre tudo que nele aconteceu.
Adorei, adorei, adore. Leiam.

Sem comentários:

Enviar um comentário