sábado, 26 de março de 2016

A Cor da Magia de Terry Pratchett

Desde criança que me recomendaram este livro mas já só em adulta tive curiosidade de o ler por ouvir falar tão bem da colecção de Discworld e estava muito entusiasmada.

A Cor da Magia
("The Color of Magic")
★☆☆☆☆


"Nesta primeiro aventura, Twoflower, um turista ingénuo, chega a Discworld - um estranho mundo apoiado na carapaça de uma tartaruga gigante que deambula calmamente pelo universo -, com o intuito de conhecer um bárbaro autêntico. Traz consigo uma mala cheia de ouro (o ouro não tem muito valor na sua terra) que se desloca através de centenas de perninhas e tem poderes mágicos. Á chegada conhece Rincewind, um feiticeiro cobarde e desastrado que escolhe como guia e protector. Mas o resultado não podia ser pior: durante a expedição, ambos terão de enfrentar todo o tipo de perigos e criaturas mirabolantes, incluindo ladrões «sindicalizados» que tentam constantemente roubar a mala de Twoflower, «trolls», dragões, a morte, o espaço e, claro... também o bárbaro que procuravam."


Fiquei triste e desiludida comigo mesma porque o detestei .
Confesso que não sou a maior fã de ler coisas cómicas - sou bastante séria e basta-me ler algo para rir só às vezes. Muita tentativa de me fazer rir acaba por me irritar. Não é que não tenha sentido de humor, mas esse tipo de leitura está muito longe de ser o meu preferido. Gosto de desenvolvimento e não piadas e situações de trapalhada cómica. Pronto. Simplesmente não aprecio. 

Foi um livro que não me prendeu minimamente a atenção e que me aborreceu, fazendo-me perder muitas vezes e a voltar a ler outra vez as coisas por me perder com a escrita rápida e contínua de Terry Pratchett. Foi complicado de seguir com interesse. 

Não existiu para mim nenhuma personagem que interessasse  sendo que achei todas idiotas ou chatas. A única a que conseguir achar piada foi a Morte.

Penso para pessoas com melhor sentido de humor que eu esta seja uma leitura espectacular. Está repleta de piadas inteligentes escondidas que, apesar de ter lido em português, se pensasse em inglês entendia muitas. Será sempre melhor ler Discworld em inglês. Não que o livro seja uma comédia, apenas é uma aventura fantástica que tem vários momentos cómicos ao longo da história.

Enfim, não gostei e já descartei a ideia de ler mais livros de Discworld. O que é uma pena porque existem edições inglesas com capas lindas que adoraria ter...

1 comentário:

  1. Sim, é melhor ler em inglês porque está cheio de trocadilhos xD Pratchett não parece ser o teu género mas eu adoro-o e adorei a Morte, a mala, o Rincewind e o Twoflower xD (estranhamente, não gostei do filme que fizeram :S)
    Parece-me que o teu género de fantasia é mais histórico (coisa que não tem nada a ver com Pratchett - ele gostava mais de comédia e tecnologias e Discworld começou como uma paródia do género fantasia).

    ResponderEliminar