quarta-feira, 29 de julho de 2015

Fables: Farewell

Terminei hoje o último capítulo do meu comic preferido de sempre: Fables.




Seguia este comic já há bastantes anos (não sei há quantos, exactamente). Todos os meses tinha um capítulo à minha espera e ficava sempre em pulgas para o próximo. Eu adoro amo amo amo de todo o meu coração estas histórias e agora que as acabei fiquei com um vazio tão grande por ter perdido esta leitura de que tanto gostava. É como se tivesse de luto (eu sei que soa estúpido) mas não consigo parar de pensar que nunca mais vou ter um capítulo novo para ler e isso deixa-me triste. É tão estranho quando ficamos com esta sensação. O meu pensamento agora é: E agora? Que faço? Não há nada capaz de substituir Fables, para mim. 
Nunca pensei fazer este tipo de post, tão emocionado por umas dúzias de comics mas a verdade é que sou apaixonada por eles e não há nada que possa fazer. Sinto-me uma toto mas preciso de mandar cá para fora o quanto me custa ter lido o último capítulo. Fables devia durar para sempre.



Desde que foi anunciado que Fables ia acabar que fiquei com uma espécie de mau-humor. Não queria. Não imaginava como seria viver sem ter ali o meu capítulozinho todos os meses para ler. Depois começou a ansiedade. Na história as coisas começaram a correr mal e já contava quantos capítulos faltavam para o último. Depois começou o medo. Medo que as minhas personagens preferidas tivessem um final mau. Medo que o final fosse uma desilusão. Medo que acontecesse tudo se mais e não fizesse sentido. Afinal ainda havia tanto para explorar e tão pouco tempo até chegar ao fim.

A verdade, como já disse no inicio deste post, é que acabei Fables hoje. São tantos sentimentos que nem sei ao certo o que dizer sobre ele. Se gostei? Gostei. Felizmente os meus medos não se concretizaram e dou graças para isso. Foi um final feliz tanto quanto me interessa. Mas foi rápido. Foi tudo demasiado rápido. Havia mais que explorar mas Fables sempre foi rápido a desenrolar-se. Provavelmente achei rápido por querer mais. 

Depois temos as últimas histórias de várias personagens. Foi engraçado. Realmente tinha medo que não ficássemos a saber o que aconteceria às personagens não principais. Uns morreram, outros viveram, outros viveram felizes para sempre.



Um último capítulo agridoce pelo facto de não termos mais. E também algo vago. O que me agrada. Não só por deixar a minha imaginação funcionar como para alimentar a esperança de Fables, um dia, voltar. O que posso dizer com alguma sinceridade que duvido. E SE acontecesse, teria medo do que aí viria. Às vezes é melhor deixar as coisas como estão por mais que custe do que arriscar estraga-las. 

Não quero revelar nada sobre o final nem sobre as personagens pois este comic é algo que recomendo a toda a gente ler. 

Para quem não conhece: Sobre o trata Fables?
- Uma reviravolta nos contos-de-fadas. As famosas personagens vêm-se obrigadas a fugir e a viver exiladas no nosso mundo para fugir do Adversary que está a conquistar e a destruir todo o seu mundo. Tudo muda. A Branca de Neve divorciou-se do Príncipe Encantado depois de o ter apanhado na cama com a irmã, Vermelha de Rosa, o Lobo Mau reformou-se, a Cinderela é uma agente secreta... Parece o início de uma piada mas não o é. Não é definitivamente uma leitura para crianças uma vez que toca em temas bastante adultos e tem violência para dar e vender. Começa por ser um mistério de assassinato e depois passa a um thriller de conspiração. Existem sempre coisas a acontecer. A vida das outras personagens interessa e tudo se conjuga. Depois de um problema, surge sempre outro. Tem romance, tem terror, tem drama, tem tudo que a vida real tem mais magia. 

Já tenho saudades. Acho que o melhor que tenho a fazer é voltar a ler tudo do início. Foi uma honra acompanhar Fables todos estes anos.


"I thought you'd have learned by now. I'm going to stay by you until the sun and the moon and the stars spin down into darkness and dust."


Sem comentários:

Enviar um comentário